Elétrica Básica Para Iniciantes

Elétrica Básica Para Iniciantes

E aí, tudo bem? Meu nome é Gustavo Dias e eu sou eletricista profissional formado por um curso online de eletricista.

Se você está pensando em fazer um curso de elétrica, já deve saber que existem alguns conceitos de elétrica básica. São conceitos para iniciantes, fundamentais ao trabalho de todo eletricista e de todos que trabalham no ramo. Seja na área que for, você precisa entender esses conceitos para poder desenvolver um bom trabalho. Então fique ligado no post dessa semana e conheça os conceitos básicos da elétrica!

 

Os Conceitos de Elétrica Básica para Iniciantes

Como Entender a Eletricidade Básica

No ramo da elétrica, existem alguns conceitos básicos que servem como alicerce para todo o resto. São noções de elétrica básica que chamamos de base do conhecimento, pois tudo o que envolve eletricidade é baseado nesses conceitos.

Nesse post, vamos falar sobre os conceitos da elétrica básica. São eles: tensão, corrente, resistência e potência. Confira!

 

Tensão Elétrica

Tensão Elétrica para Iniciantes

A tensão elétrica é um indicativo de quanta energia é necessária para fazer o transporte da eletricidade de um lugar para o outro. Podemos fazer uma analogia à tensão elétrica da seguinte maneira:

Imagine um funil por onde passa água continuamente. Podem existir tamanhos diferentes do bico deste funil. Uns maiores, outros menores. Imagine agora que, a tensão elétrica, seria como o tamanho do funil. Quanto maior for o funil, maior será o volume de água que é possível transportar.

A tensão elétrica funciona da mesma forma. Quanto maior a tensão, maior o volume de eletricidade que pode passar por ela.

Provavelmente, a tensão elétrica da sua residência se divide entre 110v e 220v. No caso do 220v, é uma tensão maior, para possibilitar o funcionamento de equipamentos elétricos que exigem mais energia. Como é o caso dos chuveiros elétricos, por exemplo.

Agora que você já entendeu o que é tensão elétrica, vamos para o próximo tópico.

 

Corrente Elétrica

Corrente Elétrica para Iniciantes

A corrente elétrica é uma grandeza matemática, ou seja, algo que pode ser medido, mensurado. Trata-se do movimento que a energia faz através de um condutor de energia elétrica.

Como exemplo, temos as pilhas. As pilhas são condutores elétricos, algo que pode transmitir energia. Ao movimento de transmissão dessa energia, damos o nome de corrente elétrica.

Esta corrente pode ser contínua (CC) ou alternada (CA). Corrente contínua é a corrente que se mantém estável ao longo do tempo, sendo sempre positiva ou negativa. Já a corrente alternada é a que varia ao longo do tempo, sendo positiva em um momento e negativa no outro.

Por exemplo, a corrente elétrica alternada que chega na sua residência é disponibilizada a uma frequência de 60Hz. Isso significa que ela vai passar do polo negativo para o positivo 60 vezes por segundo.

Corrente elétrica é medida em Ampère (A).

 

Resistência Elétrica

O que é Resistência Elétrica

De forma simplificada, a resistência elétrica é a capacidade que um corpo tem de se opor à corrente elétrica.

Quando um condutor de energia recebe a passagem de uma corrente elétrica, os elétrons se chocam constantemente com os átomos do condutor, dificultando a passagem da corrente. Este fenômeno é a resistência elétrica.

A resistência depende do comprimento, material, área e natureza do condutor de eletricidade. Quanto mais comprido for o condutor, maior será a resistência elétrica, pois é mais difícil a passagem de elétrons.

Ao mesmo passo, quanto maior for a área do condutor, menor será a resistência, pois uma área maior facilita a passagem de elétrons.

Chamamos a resistência elétrica do chuveiro por este nome pois trata-se de um exemplo prático. A resistência do chuveiro nada mais é do que um corpo condutor de energia elétrica. Ao receber a corrente elétrica, o corpo oferece resistência a esta corrente, de forma que o material superaquece, esquentando a água do banho.

 

Potência Elétrica

O que é Watts na Eletricidade

A potência elétrica é a capacidade que um equipamento tem de transformar energia elétrica para seu próprio funcionamento.

Seguindo o exemplo do chuveiro, a energia elétrica é transformada em energia térmica à medida que a corrente elétrica passa pelo condutor.

Quanto maior a quantidade de energia transformada por segundo, maior é a potência elétrica.

Dessa forma, podemos dizer que potência elétrica é o volume de energia que uma tensão elétrica consegue transmitir. Lembra do exemplo do funil? Então: ao passo que a tensão elétrica representa o funil, o volume de água representa a potência elétrica.

 

Estes são os 4 conceitos da elétrica básica. Mas ainda existem muitos outros a serem estudados. Eu sugiro que você conheça o curso de elétrica online que eu fiz para me tornar eletricista profissional. É um curso rápido e o investimento é realmente baixo. Confira!

5 (100%) 1 vote