Como é o Fornecimento de Energia Elétrica

Como é o Fornecimento e Distribuição de Energia Elétrica?

Você já se perguntou alguma vez como funciona a energia elétrica? Este é um processo que passa por várias etapas até chegar à sua residência. Meu nome é Gustavo Dias e eu sou eletricista profissional devidamente formado após concluir um curso de eletricista do qual vou falar até o fim dos meus dias. Hoje, vou te contar como é o fornecimento e distribuição de energia elétrica. Quer saber como isso funciona? Então fique ligado e acompanhe o nosso post da semana!

 

Fornecimento e Distribuição de Energia Elétrica Por Etapas

Como eu disse antes, o fornecimento e distribuição da energia elétrica passa por várias etapas. São elas:

  • Geração
  • Transmissão
  • Distribuição
  • Comercialização/Consumo

Vamos ver como funciona todo esse processo.

 

Geração de Energia Elétrica

Geração de Energia Elétrica

A energia elétrica pode ser gerada de duas maneiras: por usinas hidrelétricas ou por usinas termoelétricas. Normalmente, é preferível que a energia venha das usinas hidrelétricas. A energia hidrelétrica é mais barata, pois é obtida de forma natural.

Geralmente, essas usinas estão localizadas onde há um declive natural por onde desce a água. Dessa forma, a usina se beneficia da força da água naturalmente.Quando a água chega em um determinado nível, as comportas se abrem e a água passa por um canal. Este canal possui turbinas que são rotacionadas pelo movimento da água. Por sua vez, as turbinas movimentam um gerador acoplado a elas.

É este gerador que transforma a energia cinética (energia de movimento) em energia elétrica. Depois disso, essa energia passa por um transformador que vai elevar a tensão até um nível adequado para a transmissão e distribuição.

Podemos dizer então que o fornecimento e distribuição de energia elétrica depende do nível de água na usina hidrelétrica. Se não houver água suficiente para gerar energia, o processo muda e fica mais caro.

 

Transmissão de Energia Elétrica

Após a geração e transformação da energia, a mesma é captada por uma rede de transmissão. Estas são as grandes torres de energia elétrica capazes de levar um grande volume de energia até as empresas de distribuição.

Por meio da transmissão de energia, as empresas que vão distribuí-la recebem e armazenam esta energia para em seguida fazer a distribuição.

 

Distribuição de Energia Elétrica

Como é a Distribuição da Energia Elétrica

A maior parte da energia elétrica distribuída provém de empresas privadas. Elas correspondem a aproximadamente 60% do total.

A distribuição é a entrega da energia elétrica ao consumidor final, que está conectado a uma rede elétrica de determinada empresa de distribuição. Esta rede pode ser aérea, suportada por postes ao longo das ruas e avenidas, ou ainda, subterrânea, por meio de dutos no subsolo.

A distribuição termina onde se inicia o consumo, que é o uso da energia elétrica disponível por parte do consumidor final.

 

Consumo de Energia Elétrica

Como é o Consumo de Energia?

O consumo fica aberto à população que recebe a energia elétrica em sua residência. A partir do momento que a energia é ativada por qualquer sistema elétrico dentro da residência, começa a ser contado o consumo.

Essa medida é computada em Kw/h (quilowatts por hora). Existem hoje as bandeiras de classificação de tarifa.

A bandeira verde significa que a energia foi obtida a partir da usina hidrelétrica e está com tarifa normal. A bandeira amarela significa que a usina termoelétrica foi ligada para que a energia pudesse ser gerada. Neste caso, há um acréscimo de R$1,50 por cada 100Kw/h consumidos.

A bandeira vermelha significa que a usina termoelétrica foi ligada e opera com capacidade máxima. Neste caso, o acréscimo é de R$3,00 por cada 100Kw/h consumidos. Este é o processo de fornecimento e distribuição de energia elétrica. Agora você entende como ele funciona e por que as tarifas são taxadas de acordo com o tipo de energia.

 

Quer ser um eletricista profissional igual a mim? Descubra no link abaixo como eu me formei em pouco tempo e com baixíssimo investimento!

Clique Aqui

 

Como é o Fornecimento e Distribuição de Energia Elétrica?
Rate this post